"MANDALA"

"MANDALA"

segunda-feira, 2 de junho de 2014

@@ HILDEGARD von Bingen - Uniu o Céu e a Terra


HILDEGARD VON BINGEN 
"A MULHER QUE UNIU O CÉU E A TERRA"
Hildegard nasceu no verão de 16 de setembro de 1098 no Castelo de Bockekheim  na bela região do Reno. Foi a 10a. filha de Hildebert e Machtid e foi oferecida como dízimo à Igreja.
Quando Hildgard nasceu as primeiras Cruzadas partiam para Jerusalém. Com os cruzados, não somente pagãos, judeus e muçulmanos foram combatidos, mas também ensinamentos do Oriente  chegaram à Europa  medieval.
Hildegard provinha de família nobre da região de  Alzeyno sul da Alemanha. Já aos três anos de idade a futura abadessa demonstrava  habilidades visionárias. Mas somente aos quinze anos como interna no convento junto ao Mosteiro beneditino de  Disibodenberg, que percebeu quão especial era a qualidade que possuia.
Era de costume entre as famílias nobres medievais, meninas e meninos saiam de casa, já na idade de sete anos, para a formação como cavaleiros e freiras.  Além de tudo, muitas famílias preferiam ver suas filhas num convento do que nas mãos de um bruto senhor feudal.
ILUMINURA DO SCIVIAS mostrando as Hierarquias Angelicais
Viveu vários anos como simples freira, mas com a morte da sua tutora, Juta em 1136, ela se tornou Superiora do Convento.
Sempre acometida por doenças, tentava esconder suas VISÕES. Aos 42 anos recebeu uma incumbência de escrevê-las. Ficou doente com medo  da tarefa, mas ajudada por Volmar, seu padre confessor e do abade Kunoela começou sua obras. 
 RELÍQUIAS de Von Bingen estão em EIBINGEN

Hildegard trabalhou durante cinco anos no livro Scivias  (Saiba o Caminho). ditando-o para Volmar, que corrigia gramaticalmente os escritos em latim.
São Bernardo de Clairvaux, um dos maiores teólogos de seculo 12,  interveio junto ao Papa Eugênio 3o. em prol de Hildegard.
O papa enviou uma comissão para examinar os escritos, e não houveram dúvidas: eram palavras de Deus.
Acompanhada pelo monge Volmar, Hildegard construiu seu Conventoe em  Rupertsberg, próximo à cidade de Bingen, onde nunca morou, mas que deu o nome pelo qual é conhecido até hoje.
"A verdadeira trindade na verdadeira Unidade - Iluminura do Scivias"
Hildegard foi Monja Beneditina - mística - teóloga - compositora de 77 Sinfonias -  pregadora - naturalista - poetisa - médica informal - escritora de livros de medicina natural.
Uma  das personalidades femininas mais interessantes da Idade Média.
O Dia Internacional da Mulher é uma boa data para recordar aquela que talvez  tenha sido a primeira feminista da história - A Abadessa alemã - Hildegard von Bingen.
 
Hildegard  monja beneditina nascida em 1098 e falecida em  1179 no atual território germânico foi oficialmente canonizada pelo Papa Bento XVI  que proclamou dia  06 de outubro  de 2012, a santa alemã Hildegarda de Bingen como "nova doutora da Igreja", um reconhecimento que a torna a quarta mulher a receber essa distinção.
Na próxima postagem  vamos ler sobre isso.


 Abadia foi reconstruida em Eibingen
Frase de Hildegard: "Vejo que sois constituidos como o Sol que deve brilhar para os homens do fogo da verdadeira doutrina.
Vós deveríeis ser Luz, mas sois noite. Escolheis de que lado queres ficar".
FONTES: http://www.dw.de/hildegard-von-bingen-a-mulher-que-uniu-o-ceu-e-a-terra
 www.sca.org.br 

Wikipedia

Com Amor e Carinho
Maria Luiza BäuricH 
  
 
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário